
Sinônimo de qualidade e versatilidade, o canivete suíço é hoje um dos ícones de design e da funcionalidade de um produto. É uma lembrança inevitável aos turistas que visitam a Suíça ao longo do ano, por estampar a cruz suíça em seus canivetes. Essa história de sucesso começou em 1891, quando Karl Elsener iniciou a venda de canivetes para o Exército Suíço e esta útil ferramenta multifunções se tornou rapidamente popular. Mais e mais vendas foram feitas para o exterior. Em 1909, Elsener conseguiu diferenciar definitivamente seu produto das imitações, quando o governo lhe deu permissão para utilizar a cruz suíça em seus canivetes. Hoje, o Canivete de Oficiais existe em mais de 100 combinações distintas, sendo o mais notório o modelo SwissChamp, com 33 diferentes funções, uma verdadeira caixa de ferramentas que pesa apenas 185 gramas e cabe confortavelmente na mão. O SwissChamp é feito de 64 partes separadas e passa por mais de 450 processos na sua produção.
Nos anos recentes, os canivetes Victorinox vêm crescendo no mercado promocional como presentes corporativos e são certamente opções de presente em qualquer lugar do mundo.
A empresa foi batizada Victorinox pois é a junção de Victoria (nome da mãe de Elsener) com inox, material utilizado na fabricação das famosas e afiadas lâminas dos canivetes.